A Organização Indígena Instituto Kaingáng – Inka e seu Ponto de Cultura Kanhgág Jãre com apoio da Prefeitura Municipal de Ronda Alta promovem a Exposição Arte Kaingang, com curadoria da gestora do Inka, Susana Fakój, nos dias 11 a 14 de novembro na cidade.
A iniciativa acontecerá no auditório da Escola Estadual de Educação Básica Professor Alfredo Gavioli, na Avenida Presidente Vargas, 770, centro, e apresenta um importante acervo artístico cultural do Instituto Kaingáng, com peças que já fizeram parte de outras Exposições no Estado como no Museu Julio de Castilhos em Porto Alegre, capital, produzidas por artistas e artesãos Kaingang.
A ação é um Projeto Cultural financiado com recursos do município de Ronda Alta – Lei Paulo Gustavo, e é uma oportunidade para a difusão, valorização e informação sobre a história e cultura Kaingang ao público geral, com destaque à implementação da Lei 11.645/2008 junto às Escolas Estaduais e Municipais da Rede de Ensino, especialmente no cenário da Educação para as Relações Étnico Raciais.
Também integra a iniciativa no local, a exibição de produções audiovisuais de curta duração sobre os saberes e fazeres da cultura Kaingang produzidas por agentes culturais e profissionais Kaingang, que no caso de povos indígenas no Brasil, é considerada uma produção bastante rara.
A atividade é gratuita, aberta ao público de todas as idades, especialmente escolas, e contará com a disponibilização de uma feira artística com peças para comercialização. As visitas podem ocorrer nos seguintes horários: das 8h30 às 11h30, e das 14h às 17h, participe!
Arte/Cartaz: Samuel Carvalho